O princípio de funcionamento de uma Bomba de Calor é bastante semelhante a um frigorífico, só que inversamente. Enquanto que o frigorífico retira calor do seu interior e envia-o para o exterior, a bomba de calor faz exactamente o contrário retirando o calor da temperatura do ar para o interior do depósito.
O preço do gás estão constantemente a aumentar e o seu valor é consideravelmente excessivo. Ao trocar por um equipamento de alta eficiência como a bomba de calor o custo com o aquecimento de água é inferior a metade do custo com um sistema convencional a gás.
O COP (“Coefficient Of Performance” ou Coeficiente de Desempenho) representa o rácio (quociente) entre a energia térmica fornecida por uma bomba de calor e a energia elétrica consumida pelo sistema. Quanto maior for o COP, mais eficiente será o sistema. O COP depende da temperatura da fonte de calor e da temperatura da água fornecida.
O custo com a produção de água quente sanitária é muito reduzido comparando com os equipamentos convencionais.
Devido a utilização da energia ecológica e o seu reduzido custo com a exploração a eficácia deste equipamento é muito elevada.
O controlo de temperatura consoante a necessidade de utilização reduz os custos energéticos.
A parametrização do equipamento com períodos horários possibilita a utilização do equipamento à hora estipulada pelo cliente.
O local de instalação pode ser variado. O Local ideal será no quarto de máquinas, lavandaria, ou garagem.